Inovação

Com IA para análise personalizada da pele, Natura potencializa o trabalho das consultoras

Multinacional de beleza uniu inteligência artificial e realidade aumentada pra criar ferramenta especial.

Uma ferramenta digital com foco na análise personalizada da pele promete potencializar o trabalho das cerca de 2 milhões de consultoras de beleza da Natura na América Latina. A multinacional brasileira de higiene e cosmética lançou uma solução mobile que une inteligência artificial e realidade aumentada para realizar uma análise personalizada da pele, a partir de um estudo de comportamento dos clientes e consultoras relacionado ao cuidado com a pele.

O resultado apontou que a análise da pele é sempre um “ponto de dor” e que muitas pessoas têm dificuldade de reconhecer particularidades do seu rosto e escolher qual produto é o ideal. Além disso, para as consultoras existe uma necessidade clara de uma nova forma de identificar o tratamento e o produto mais adequado para o cliente.

A solução visa a auxiliar no trabalho da consultora de beleza, colaborando com informações sobre a saúde do rosto, detalhando o estado da pele de cada cliente e propondo tratamentos que melhor se encaixem aos seus cuidados diários, de acordo com Agenor Leão, vice-presidente de negócios da Natura Brasil. Nesse sentido, Leão afirma que ter uma ferramenta que aprimore a experiência de forma personalizada e exclusiva, confere maior credibilidade e estreita a relação com as consultoras e, por consequência, com a marca.

Segundo a companhia, a ferramenta é resultado de uma iniciativa de colaboração multidisciplinar entre as áreas de pesquisa e desenvolvimento de produtos com as áreas de inovação digital e Natura Startups. Em nota, Agenor Leão contou que os esforços foram centralizados para construir e manter relacionamentos duradouros, tanto com as consultoras de beleza e clientes quanto com o ecossistema de empreendedorismo.

Testada em instituto de pesquisa, a ferramenta demonstrou performance positiva a partir de painel técnico. O painel contou com o acompanhamento de cientista de eficácia, especialista em imagem, dermatologista e, também, 50 voluntárias com variação de grau do estado da pele expresso em rugas, textura, manchas, tom de pele e idade.


A solução de análise personalizada da pele pode ser usada durante o atendimento por uma consultora de beleza Natura ou de forma individualizada pelo cliente. Basta acessar o site da Natura em seu smartphone, fazer uma selfie com o rosto limpo, sem maquiagens ou acessórios, em um espaço iluminado, com fundo neutro ou branco, para conseguir focar na pele do rosto e iniciar a análise. A modalidade está disponível para dispositivos Android e iOS, via navegador web, sem necessidade de download.

O procedimento inclui um questionário rápido com o objetivo de complementar a análise da foto e compreender melhor os desejos e anseios do consumidor no tratamento. Hoje, a ferramenta já analisa diversos sinais como manchas, rugas, textura, firmeza e saúde geral da pele e sugere opções de mais de 26 produtos da linha Chronos.

As consultoras poderão encaminhar o link da ferramenta aos seus clientes e estes poderão compartilhar os resultados pelo WhatsApp, para que as consultoras os auxiliem na busca de produtos, ou mesmo comprá-los diretamente do site. A marca seguirá com a evolução da ferramenta através dos aprendizados coletados de forma a aprimorar, cada vez mais, a integração da jornada digital entre consultoras e clientes.

O uso de IA na Natura não é recente. Em entrevista ao Convergência Digital, Bárbara Villar, líder de experiência do usuário e service design da Natura, detalhou o desenvolvimento da Nat, assistente virtual que se beneficia de técnicas de inteligência artificial e interface conversacional para facilitar a comunicação com os consultores da marca. Atualmente, cerca de 60% do atendimento às consultoras é feito pela Nat, o dobro do objetivo inicial que era de 30%.

A Nat já cobre os principais fluxos de atendimento, desde negociar boletos, emissão de segunda via, tirar as principais dúvidas sobre produtos e ciclos de venda e sugestão de carrinho para pedido. A assistente virtual é fruto da transformação digital da companhia e evoluiu conforme foi aumentando e melhorando o entendimento acerca da jornada da consultora. “Fomos evoluindo os produtos e serviços, com o objetivo de negócio de melhorar o processo e de dar mais autonomia para a consultora. Inteligência artificial proveu esta melhor experiência”, contou. 

Além do papel de atendimento, a Nat também se tornou a influenciadora digital da Natura, sendo a porta-voz da marca no Twitter. “Ela é a voz da nossa marca e tem abordado temas muito relevantes. Temos conseguido um nível de engajamento muito alto. A personalidade da Nat é muito nítida no nosso twitter”, detalhou a executiva.

Botão Voltar ao topo