Inovação

Pic Pay confirma instabilidades na plataforma Auxílio Emergencial

A fintech capixaba Pic Pay relatou ao Procon de São Paulo que funções relacionadas ao Auxílio Emergencial estão apresentando problemas na plataforma. A informação foi resposta à entidade de defesa do consumidor, diante de relatos de dificuldades de movimentações financeiras. 

“O @proconsp havia notificado a Pic Pay Serviços pedindo esclarecimentos a respeito de problemas em transferências, estorno de operações e impossibilidade de acesso aos saldos, conforme relatos de consumidores nas redes sociais. Em sua resposta, a empresa informa que as ocorrências estão relacionadas ao saque emergencial, mas não demonstra que o consumidor é devidamente informado sobre como utilizar os serviços corretamente”, diz o Procon-SP, em nota. 

Além disso, a fintech “não especifica a quantidade de problemas verificados”, bem como “não fica comprovado na resposta que orientações como o tempo limite do código da operação (que após 30 minutos pode ser considerado inválido), procedimentos que podem gerar bloqueios preventivos (até mesmo de consulta ao saldo) e regras de aporte foram devidamente informados aos consumidores que fizeram uso do serviço. Além disso, a Pic Pay apontou a existência de problemas na validação das informações quando da utilização do cartão virtual e instabilidades no sistema”.

“Segurança e confiabilidade são características intrínsecas do serviço bancário e espera-se agilidade e eficiência das operações automatizadas”, diz ainda o Procon-SP, ao indicar que “a resposta será analisada pela diretoria de fiscalização para apuração de irregularidades e, caso sejam constatadas, a empresa será multada conforme prevê o Código de Proteção e Defesa do Consumidor”.

Em nota oficial, a fintech Pic Pay diz: “O PicPay respondeu à notificação do Procon no tempo determinado e, em relação aos problemas ocorridos na transferência de valores do auxílio emergencial da Caixa para o PicPay, esclarecemos ao Procon que não houve qualquer falha em nossos sistemas. O PicPay tem acolhido e orientado seus clientes da melhor forma, informando, inclusive, que no caso de débito indevido no cartão, o usuário deve solicitar à Caixa o estorno. Informamos também que não fomos procurados pelo Procon para quaisquer esclarecimentos adicionais e que estamos à disposição  para esclarecer ou detalhar qualquer informação sobre o assunto.”


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