RNP abre seleção de parcerias para financiar projetos inovadores
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) lançou uma chamada pública para o Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação de Grupos de Trabalho de 2022, que tem como objetivo criar novos produtos e serviços para a comunidade de ensino e pesquisa.
Entre os tópicos de interesse contemplados na chamada pública, estão Inteligência Artificial, Big Data, Blockchain, Internet das Coisas (IoT), Gestão de Identidade, Educação a Distância, Telessaúde, Trabalho colaborativo, e Cibersegurança.
Todos os projetos aprovados terão seus membros de equipe remunerados preferencialmente através do Programa de Bolsas de Incentivo à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da RNP. O valor máximo para desesas com pessoal é de R$ 132 mil. E para infraestrutura, R$ 25 mil.
Pesquisadores de instituições públicas e privadas poderão enviar suas propostas até o dia 30 de julho e os resultados desta chamada serão divulgados no dia 18 de outubro, com o anúncio dos novos Grupos de Trabalho selecionados.
Este ano, o edital está contemplando a comunidade científica e também startups interessadas em empreender em parceria com a RNP, para a criação de um Produto Minimamente Viável (do inglês MVP) como principal resultado do projeto de PD&I. Esse MVP deve ser obrigatoriamente desenvolvido para a criação de um novo produto ou serviço que possa beneficiar o Sistema RNP e sua comunidade de usuários. Os projetos serão elaborados ao longo de 2022 e terão duração de 12 meses.
Desde 2002, a RNP vem aprimorando sua gestão de programas de PD&I, realizados por meio de um processo de inovação aberta. Os resultados alcançados ao longo desses anos são fruto da importante parceria da RNP com a comunidade científica e acadêmica, com quem a RNP explora a vanguarda das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Mais informações no edital, neste link.
* Da RNP