Inovação

Santander: os bots estão ‘chatos’ e a IA tem de ser mais humana

O presidente do Santander, Sérgio Rial, ao participar do debate entre os presidentes das instituições financeiras no CIAB Febraban 2020, nesta terça-feira, 23/06, não poupou críticas aos chatbots atuais. Segundo ele, os bots terão de ser ‘menos chatos’ e mais interativos com o correntista.

“Os chatbots hoje não são interativos como queremos e podemos fazer. E digo que a Inteligência Artificial não pode ser tão robotizada como está agora. Ela precisa ser mais humana”, detalhou o executivo. O capital humano do back office terá um papel predominante no novo modelo bancário definido pelas plataformas digitais.

“Os humanos terão de ser de qualidade para tratar dessa demanda do correntista de ser atendido em segundos. Cada vez mais a simbiose entre tecnologia e negócios vai acontecer. Os líderes que vão surgir no setor bancário terão de conciliar conhecimento técnico e de negócios”, reforçou. Rial lembrou que a digitalização dos serviços bancários e a massificação deles- como está acontecendo com as contas digitais oriundas do Auxílio Emergencial, criado pelo governo e capitaneado pela Caixa – provoca um novo modelo de competição. “Serviços farão a diferença, não a infraestrutura utilizada e precisamos pensar muito nisso”, completou.

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