Seguradora HDI trabalha legado para pavimentar transformação digital
Em seu plano de crescimento até 2023, a seguradora HDI tem como meta diversificar seu portfólio, indo além do automóvel, que é o carro-chefe. Neste cenário, a área de tecnologia está diante do desafio de acompanhar a expansão, explicou Denise Ciavatta, CIO da HDI, durante o FICO Forum São Paulo, realizado na nesta quarta-feira 13/03.
“Estamos trabalhando tema com a perspectiva do segurado e pensando em mobilidade”, disse, ao comentar como a empresa se prepara para uma nova era em que as gerações mais jovens estão abrindo mão de ter seus próprios veículos e diversas pessoas estão aderindo maneiras diversas de se locomoverem, como por meio de patinetes ou bicicletas compartilhadas, além da iminência popularização dos carros autônomos. “O nosso segurado vai demandar novos serviços e produtos”, afirmou.
Para fazer isto, a empresa iniciou, em 2018, uma jornada de transformação que vai levar cerca de quatro anos com objetivo principal de modernizar a empresa. “A HDI vem crescendo muito e tem plano agressivo de crescimento para os próximos anos e isto exige que os sistemas e as plataformas tecnológicas sejam transformados”, disse em entrevista ao CDTV após a sua apresentação. “Uma das nossas prioridades é focar no nosso core e o tema de precificação aparece como uma das prioridades”, afirmou a CIO durante sua palestra.
Um dos desafios é trabalhar o legado, ao mesmo tempo em que a empresa cresce e lança serviços e produtos. Para isto, a TI trabalha em duas frentes, uma voltada ao legado e outra pavimentando o caminho para a transformação. De acordo com a CIO, a companhia partiu de um ambiente legado com pouca flexibilidade, pouca capacidade de criação de produtos e dependência da área de tecnologia.
“Evoluímos para uma primeira versão, melhora do ambiente com mais flexibilidade, começamos a trabalhar com ferramentas de BRMS, mas ainda voltado para ambiente legado. A grande mudança foi o tratamento da visão de precificação com olhar diferente, buscando com solução flexível trabalhar com elementos conectados”, detalhou Denise Ciavatta, durante a apresentação sobre avaliação dinâmica de risco e solução de precificação. Veja a entrevista exclusiva com a CIO da HDI, Denise Ciavatta.