Internet

Brasil chega aos 4 milhões de endereços ‘.br’

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, NIC.br, informou que o Brasil atingiu neste 1º de outubro a marca de 4 milhões de domínios ‘.br’ registrados. Desse total, 1 milhão já são de registros no padrão mais seguro conhecido como DNSSEC.

Atualmente são mais de 120 categorias possíveis de registro na internet no Brasil, como aqueles destinadas a pessoas físicas (como blog.br, wiki.br), a profissionais liberais (eng.br, adv.br, etc), a pessoas jurídicas (tv.br, tur.br) e cidades (rio.br, sampa.br) e reservadas para fins específicos (gov.br, jus.br, org.br).

A categoria mais utilizada é a genérica, que reúne registros como ‘art.br’ ou ‘ong.br’, sendo que a mais popular entre essas, de longe, é a categoria ‘com.br’, que soma 3,6 milhões de registros, ou 91% do total. Em seguida é a de pessoas jurídicas, que inclui os ‘gov.br’ e ‘jus.br’, por exemplo, e reúne 2,7% do total de registros ‘.br’.

Atualmente custa R$ 40 por ano para manter um registro ‘.br’, mas o valor cai proporcionalmente com o tempo – por 10 anos custa R$ 364, por exemplo. Os recursos são utilizados na implantação e manutenção de pontos de troca de tráfego pelo país e em pesquisas sobre o uso da internet no Brasil.

“O crescimento do .br destaca a confiança que brasileiros depositam na importância e solidez do trabalho do NIC.br, além da vontade de envergar o .br em seu nome de domínio. Quem registra um domínio .br acarreta benefícios visíveis para todos os usuários de Internet”, afirma o diretor presidente do NIC.br, Demi Getschko.


* Com informações do NIC.br

Botão Voltar ao topo