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Google vai pagar multa de R$ 1,3 bilhão e mudar plataforma de publicidade

Em acordo com autoridades da França, a Google anunciou que fará mudanças em seu negócio de publicidade global para evitar abuso de posição dominante, cedendo à pressão antitruste pela primeira vez em um acordo histórico com as autoridades francesas. O acordo também inclui o pagamento de multa de 220 milhões de euros, o equivalente a R$ 1,3 bilhão.

É a primeira vez que a gigante de tecnologia dos EUA concorda em fazer mudanças em seu enorme negócio de publicidade, que traz a maior parte de sua receita. “A decisão de sancionar o Google é de particular importância porque é a primeira decisão no mundo com foco nos complexos processos de leilão algorítmicos dos quais o negócio de anúncios online depende”, disse a chefe antitruste da França, Isabelle de Silva.

Os reguladores da concorrência franceses disseram que a Google usou sua posição como a maior empresa de publicidade na internet do mundo para prejudicar os editores de notícias e outros vendedores de anúncios na Internet. As autoridades disseram que um serviço pertencente à gigante do Vale do Silício e usado por terceiros para vender publicidade na Internet deu tratamento preferencial ao negócio do Google, reduzindo a concorrência.

Como parte do acordo, as autoridades francesas disseram que a Google concordou em encerrar a prática de dar tratamento preferencial a seus serviços e mudar seu sistema de publicidade para que funcionasse mais facilmente com outros serviços. O regulador francês descobriu que a plataforma de gerenciamento de anúncios do Google para grandes editores – Google Ad Manager – favoreceu o próprio mercado de anúncios online da empresa – Google AdX – onde editores vendem espaço para anunciantes em tempo real.

O Ad Manager forneceu ao AdX dados estratégicos, como os preços dos lances vencedores, enquanto o AdX também teve acesso privilegiado às solicitações feitas pelos anunciantes por meio dos serviços de anúncios do Google, disse a autoridade. O AdX, por sua vez, trocou dados com mais facilidade com o Ad Manager do que com outras plataformas de gerenciamento de publicidade, acrescentou o watchdog. Essas plataformas são cruciais para que os editores gerenciem e vendam espaço publicitário.


Algumas mudanças serão implementadas até o primeiro trimestre de 2022, disse, acrescentando que o Google não apelará da decisão. A Google também disse que concordou em tornar mais fácil para os editores usar seus dados e ferramentas.  “Estaremos testando e desenvolvendo essas mudanças nos próximos meses antes de implementá-las de forma mais ampla, incluindo algumas globalmente”, acrescentou a empresa.

Nos Estados Unidos, a Google está enfrentando um processo antitruste semelhante sobre sua tecnologia de publicidade online de um grupo de procuradores-gerais esstaduais, bem como do regulador antitruste da Grã-Bretanha.

* Com informações da Reuters e do NYT

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