Vendas de bens duráveis pela internet cresceu 10% em oito meses, diz GfK
A empresa de pesquisas alemã GfK divulgou um crescimento de 10% nas vendas de bens duráveis, como televisores e aparelhos de som, pela internet. Segundo esse levantamento, o Brasil, com 22% de vendas de duráveis por canais online, fica acima da média mundial (21%), nessa comparação, e pouco atrás da Europa (24%) que tem o maior percentual.
O levantamento usa dados de janeiro a agosto deste ano e por isso indica uma participação relevante da venda de televisores, por conta da Copa do Mundo, que no mesmo período cresceram 30%. Para o ano, a projeção é de que a venda de bens como TVs, computadores, telefones celulares e produtos da ‘linha branca’ cresçam 6% em comparação com o ano passado, chegando a R$ 107 bilhões – que é o patamar registrado em 2014.
Segundo o instituto de pesquisa, o segundo semestre está menos aquecido. Entre os motivos estariam as eleições e a expectativa de um crescimento tímido das vendas na chamada Black Friday, que este ano acontecerá em 23/11. Segundo a GfK, a data deve registrar alta de 5% sobre as vendas de 2017. Além disso, lembra que o Natal já não é mais a principal data de vendas anual, tendo perdido espaço para o Dia das Mães e para as promoções de início de ano.