Certificação digital: Morre o fundador da Certisign e presidente da ANCD
Morreu nesta quarta-feira, 24 de outubro, o fundador e vice-presidente da Certisign, Júlio Cosentino, aos 53 anos, acometido de infarto. O executivo também estava à frente da Associação Nacional de Certificação Digital, fundada há quatro anos para incentivar a massificação dos certificados digitais.
Júlio Cosentino criou um dos primeiros provedores de acesso à internet no Brasil, a Netspace. Em 1996, participou da fundação da Certisign, na qual atuou como diretor Comercial até 2007, quando assumiu a vice-presidência.
Em comunicado interno da empresa, Isaac Khafif, também vice-presidente da Certisign, sintetiza o elevado conceito e a admiração de todos por Júlio Cosentino: “Seu bom coração, a doçura de seus atos e a retidão de seu caráter jamais serão esquecidos; pelo contrário, irão perpetuar-se, em cada um de nós, como exemplo de máxima dignidade e irretocável comportamento, dia após dia, todos os dias”.
O mercado de certificação digital começou no Brasil há 15 anos, precisava, segundo o próprio Cosentino, tinha o desafio de se consolidar junto às pessoas físicas e as PMEs. Os numeros do ITI mostram que no período compreendido entre os meses de setembro de 2017 e agosto de 2018, a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil emitiu 4.154.250 de certificados digitais.
O número representa aumento de 21,8% quando comparado com o mesmo período entre 2016 e 2017 – emissão de 3.409.862. Também houve crescimento na comparação entre as emissões do ano. Até agosto de 2018, foram emitidos 3.004.043 certificados contra 2.412.145 no mesmo período do ano passado – aumento de 24,5%.