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Custo do cartão tem que cair para sobreviver ao Pix e ao Open Finance

O acesso amplo à base de dados financeiros dos clientes bancários, ou Open Finance, já trouxe serviços como o Pix e mudou o modelo de crédito no país. Como destacado pelo Banco Central durante o 4º Congresso Brasileiro de Internet, promovido pela Abranet, em Brasília, já há instituições com 80% dos novos créditos concedidos com base no Open Finance. 

É o caso do Mercado Pago, que concentra 4,5 milhões dos 29 milhões de consentimentos de clientes para uso dos dados. “O Mercado Pago se tornou o primeiro iniciador de pagamento autorizado pela estrutura do Open Finance. E hoje já temos mais de 600 mil usuários da iniciação de pagamento para transacionar no ambiente. E de forma ainda mais tangível para o usuário, na nossa plataforma, 80% do crédito já é com base nas informações obtidas dentro da estrutura do Open Finance. É uma realidade. Agora temos transferências inteligentes, de uma conta para outra da própria titularidade, automaticamente”, diz a diretora jurídica do Mercado Pago, Priscila Faro. 

Ela destaca a convergência crescente no uso de dados, ampliando funcionalidades do Pix em transações cada vez mais simples. “O Open Finance vai convergir cada vez mais com o Pix. Mas é mais desafiador porque não é um produto desenvolvido dentro do Banco Central, depende de desenvolvimentos dos participantes. Mas a tendência é que essa convergência fique mais intensa porque o Open Finance vai quebrar barreiras na experiência do Pix.”

Por exemplo, “no caso do Pix Copia e Cola, embora seja largamente utilizado, existe ainda alguma fricção, não é o modelo ideal. E o iniciador de pagamento vai facilitar e eliminar etapas, sem precisar entrar no internet banking. Então o Open Finance vem facilitar etapas, facilitar o account to account, transferir de uma conta para outra eliminando barreiras, intermediários, terceiros, para que flua de maneira mais simples. Porque o segredo da utilização é ser muito simples e fácil de utilizar do usuários.”

Facilidade que tendem a exigir mudanças em outros serviços financeiros, como os cartões. Para Priscila Faro, todas as opções devem estar à disposição dos clientes, mas é natural que o mercado se ajuste, a começar pelo preço. 


“Sempre vai existir mercado para cartões por diversas questões, a pessoa que prefere, benefícios de milhagens, pontos. Agora, o grande desafio é que também sejam operações que não fiquem caras”, diz a diretora jurídica do Mercado Pago, Priscila Faro. 

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