Dell: Black Friday vai vender menos PCs e notebooks por conta do dólar alto
Até o momento, as vendas de PCs e notebooks no varejo para usuários domésticos não foram afetadas pela valorização do dólar – que está sendo vendido acima de R$ 4,00 – mas a Dell admite que a Black Friday nacional, programada para o dia 23 de novembro, poderá ser de vendas ‘amenas’, ou seja, abaixo do esperado, para o segmento.
“Não tem como o preço não aumentar. Todos os componentes são importados. Para nós, como fornecedores, o que nos cabe é ter resiliência para monitorar o mercado e minimizar o impacto para os clientes”, acrescenta Gonçalves, em encontro com a imprensa, nesta terça-feira, 28/08, no Dell Technologies Forum São Paulo.
Ainda de acordo com o executivo, até o momento, nenhum cliente chamou a Dell para suspender ou reduzir projeto de TI ou de transformação digital por conta do dólar. “A verdade é que as empresas sabem que não dá mais para postergar investimentos. Um ERP ou um sistema de atendimento ao cliente não pode ser interrompido porque o impacto dessa parada é pior do que o custo mais alto de investir em TI”, observa Gonçalves.
O Diretor de Marketing e Alianças da Unitech, Arlindo Silva, parceiro de canal da Dell EMC, diz que se sente como a salchicha no pão do cachorro quente. “Somos pressionados pelos fornecedores e pelos clientes com relação ao preço final dos produtos. O efeito do dólar determina reuniões diárias no ecossistema de PCs e servidores. Todo mundo tem que ajustar para assegurar o negócio. Até agora essa estratégia está funcionando”, completa.
No ano passado, a Black Friday determinou um aumento nas vendas no último trimestre, quando foram vendidos 5,19 milhões de computadores no ano passado, com receita de R$ 11,73 bilhões, ou um incremento de 21% em relação a 2016. “Torço para que as projeções estarem erradas e possamos repetir o desempenho do ano passado”, resumiu Luis Gonçalves.