Estatais de TICs têm nota vermelha em ranking de governança
As empresas públicas de comunicações e tecnologia tiveram notas baixas no ranking elaborado pelo Ministério do Planejamento que avalia a qualidade da governança das estatais. Telebras e Ceitec estão no grupo com o pior desempenho. Dataprev e Finep aparecem no grupo abaixo da média. Serpro é a melhor posicionada considerando-se as empresas de TICs.
Trata-se de um indicador criado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais que na prática mede a aderência à Lei 13.303/16, também chamada de Estatuto das Estatais. Nesta primeira versão, o levantamento avaliou 48 empresas em diferentes quesitos agrupados nas áreas de ‘Gestão, Controle e Auditoria’, ‘Transparência das Informações’ e ‘Conselhos, Comitês e Diretoria’.
“A intenção é buscar convergência para um alto padrão de gestão”, afirmou o ministro do Planejamento”, sustentou o ministro Dyogo Oliveira ao apresentar os resultados. Petrobrás, Eletrobrás e os bancos públicos estão no topo do ranking, no que o indicador Sest trata como Nível 1 de governança – o que significa que receberam notas de 7,6 a 10.
O Serviço Federal de Processamento de Dados, Serpro, aparece no grupo de empresas com governança de ‘Nível 2’, ao lado de empresas que obtiveram notas de 5,1 a 7,5, como a Casa da Moeda, a Companhia Docas do Pará e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
A Dataprev e Finep vêm depois, no ‘Nível 3’, onde estão agrupadas as empresas que tiveram notas de 2,6 a 5. É o grupo com maior número de estatais avaliadas (22) e onde também figuram Infraero, Embrapa, Correios, as indústrias nucleares ou a Companhia Nacional de Abastecimento.
No pé do ranking, no ‘Nível 4’, estão a Telebras e a gaúcha Ceitec. É o grupo que obteve notas de 0 a 2,5 nos critérios da Sest. Com 16 estatais nesse agrupamento, é o segundo maior bloco.
* Com informações do MPOG