
O sinal de TV que chega de parabólicas antigas, aquela grande e com furinhos, está prestes a ser encerrado pelas emissoras. A Globo vai desativar essa opção no próximo domingo (30). O limite é dezembro de 2025, mas cada emissora pode decidir parar de usá-lo antes dessa data.
A Globo já desligou o sinal analógico das parabólicas antigas. Agora, fará o mesmo com o sinal digital que chega por meio delas. Se você usa essa antena, a melhor solução é migrar para a nova parabólica.
Se você fizer parte do CadÚnico, cadastro de programas sociais do governo federal, e tiver uma parabólica antiga, é possível pedir a nova antena parabólica de graça até 30 de junho.
O desligamento do sinal da antiga parabólica é um processo que vem sendo conduzido pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), por operadoras, por emissoras radiodifusoras e pela indústria desde 2021.
É possível pedir a nova parabólica de graça se você atender aos dois requisitos abaixo:
ter uma parabólica antiga/convencional que esteja funcionando;
fazer parte do CadÚnico, que inclui beneficiários de programas sociais do governo federal como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica, ID Jovem, Carteira do Idoso e Minha Casa, Minha Vida. O agendamento pode ser feito pelo site www.sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800 729 2404. O equipamento é instalado gratuitamente pela Siga Antenado, entidade formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que são responsáveis por financiar essa migração por conta do leilão 5G.