Mercado

Governo: Dados fazem cada vez mais a diferença na prestação de serviços

Para o Gartner, o compartilhamento de dados como um esforço ad hoc entre agências e departamentos não é mais suficiente, dadas as demandas para impulsionar o valor dos dados e Analytics.

Até 2024, o Gartner prevê que 60% dos investimentos governamentais em Inteligência Artificial e análise de dados terão impacto direto nas decisões e resultados operacionais em tempo real. Segundo a consultoria, A IA para Inteligência de Decisão fornece aos governos recursos de tomada de decisão rápida, precisa e antecipada em escala. Exatamente por isso, os CIOs devem se preparar para o uso generalizado da IA assegurando que os dados estejam disponíveis nos pontos de decisão e estabelecendo princípios de governança eficazes.

“Os CIOs (Chief Information Officer, em inglês) do governo devem demonstrar que seus investimentos digitais não são apenas de natureza tática, pois continuam a melhorar a prestação de serviços e os principais impactos da missão central”, afirma Arthur Micloleit, analista e diretor do Gartner. A consultoria também projeta como será o compartilhamento de dados governamentais. Para o Gartner, o compartilhamento de dados como um esforço ad hoc entre agências e departamentos não é mais suficiente, dadas as demandas para impulsionar o valor dos dados e Analytics.

Até o final deste ano, a consultoria projeta que 50% das organizações governamentais estabelecerão estruturas formais de responsabilidade pelo compartilhamento de dados, incluindo padrões de estrutura, qualidade e pontualidade dos dados. Os CIOs devem se concentrar no valor agregado e nos objetivos de missão ao desenvolver iniciativas de compartilhamento de dados.“A turbulência global atual e a disrupção tecnológica não apenas pressionam os governos a encontrar um equilíbrio entre oportunidades e riscos digitais, mas também apresentam oportunidades sólidas para moldar a próxima geração de governo digital”, detalha Arthur Mickoleit. 


Botão Voltar ao topo