Mercado

Serpro aprova novo Estatuto e restringe presença de empregado na direção

O sonho de todo empregado que trabalha há anos no Serpro, de crescer profissionalmente, até poder chegar à diretoria Executiva, tornou-se mais distante após aprovação do novo Estatudo Social publicado  nesta segunda-feira, 27/03, no Diário Oficial da União.

Pelo documento, para  ser um diretor do Serpro será necessário que o empregado comprove no mínimo quatro anos de experiência como Superintendente. Outra hipótese seria comprovar que já exerceu cargo semelhante dentro da empresa ou fora dela, para o caso das indicações políticas que forem feitas.

O novo Estatuto cria um Conselho de Administração e automaticamente elege, entre os atuais diretores, a diretora-presidente Glória Guimarães. As indicações serão obedecidas pela seguinte regra:

I – dois membros indicados pelo Ministro de Estado da Fazenda, dentre eles o Presidente do Conselho e o seu substituto;

II – o Diretor-Presidente do SERPRO;


III – um membro indicado pelo Ministro de Estado do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão;

IV – dois membros independentes, indicados pelo Ministro de Estado da Fazenda

V – um membro representante dos empregados, na forma da Lei nº 12.353, de 28 de dezembro de 2010, escolhido dentre os empregados ativos, pelo voto direto de seus pares, em eleição organizada pela empresa em conjunto com a representação dos trabalhadores. (única forma de um trabalhador ocupar cargo de diretor).

O prazo de vigência dos mandatos dos representantes do Conselho de Administração será de dois anos, podendo serem reconduizidos por mais três períodos consecutivos. E a remuneração, além do reembolso das despesas de locomoção e estada necessárias ao desempenho da função, foi fixado em 10% da remuneração média da atual diretoria.

Participaram da Assembléia Extraordinária, que aprovou esse novo Estatuto, Glória Guimarães, diretora-presidente, além de Carlos Higino Ribeiro Alencar, Presidente do Conselho Fiscal, Izabel Cristina da Costa Freitas, Diretora de Governança e Gestão, Antônio de Pádua Ferreira Passos, Diretor de Administração, e Ernane Domingos Lagares, Assessor de Diretoria, na função de Secretário da Assembleia.

Botão Voltar ao topo