Xiaomi passa Motorola e assume top 2 de celulares na América Latina
A pesquisa mais recente da Canalys mostra que o mercado de smartphones da América Latina atingiu o quarto trimestre consecutivo de crescimento anual de dois dígitos no segundo trimestre de 2024, com as remessas aumentando 20% ano a ano, para 33,5 milhões de unidades.
O crescimento contínuo foi impulsionado pela maior parcela de dispositivos que custam menos de US$ 200 desde o segundo trimestre de 2021. A Samsung manteve a liderança no mercado, crescendo 9% ano a ano para 10,2 milhões de unidades, impulsionada pela econômica série A.
A Xiaomi marcou o período se tornando pela primeira vez o segundo maior fornecedor de smartphones da América Latina, apoiado por um crescimento de 35% nas remessas, para 6,2 milhões de dispositivos. O segundo trimestre também marcou o maior volume trimestral da Xiaomi na região até o momento, ao ultrapassar a marca de 6 milhões de unidades pela primeira vez.
A fabricante chinesa ultrapassou a Motorola, que veio em terceiro lugar, vendendo 5,7 milhões de unidades. Transsion e Honor completaram o top 5, crescendo 52% e 47%, respectivamente, para 3,2 milhões e 1,7 milhão de unidades.
“A demanda por smartphones continua a crescer na América Latina graças a um ciclo de atualização contínuo que foi acelerado por grandes investimentos de fornecedores ambiciosos de crescimento”, disse Miguel Pérez, analista sênior da Canalys. “Os fornecedores estão incentivando os consumidores a atualizar seus dispositivos mais cedo, usando um forte posicionamento de relação custo-benefício e preços agressivos. Esses fatores também definem a atual dinâmica competitiva entre fornecedores, já que a maioria dos players está focada em lançar especificações atraentes a preços baixos.”
Como resultado, isso se reflete em uma queda de 12% no preço médio de venda, para o valor mais baixo desde o segundo trimestre de 2021. A concorrência acirrada entre muitos fornecedores está tornando o consumidor o atual vencedor no mercado. No entanto, os fornecedores devem encontrar um equilíbrio entre ganhos de volume a curto prazo e fatores de força a longo prazo, tais como rentabilidade operacional e posicionamento da marca, avalia a Canalys.
“O número de smartphones vendidos no primeiro semestre de 2024 é o maior volume já enviado em dois trimestres na América Latina”, afirmou Pérez. “A maioria dos fornecedores está voando alto com fortes taxas de crescimento. No entanto, existem preocupações crescentes sobre a saturação do mercado, combinada com a crescente incerteza no ambiente económico global e com as eleições presidenciais dos EUA, o que poderá ter impacto na procura de smartphones na região.”