Segurança

Apenas 32% das empresas brasileiras têm área própria voltada para cibersegurança

Uma pesquisa solicitada pela Mastercard ao Instituto Datafolha revelou que 57% das empresas brasileiras dos setores de educação, financeiro e seguros, tecnologia e telecom, saúde e varejo, são alvo de fraudes e ataques digitais com média ou alta frequência e que apenas 32% das empresas entrevistadas possui uma área própria de cibersegurança.

O “Barômetro da Segurança Digital” entrevistou decisores da área de tecnologia de empresas de setores de educação, financeiro e seguros, tecnologia e telecom, saúde e varejo e mostrou que apesar das organizações reconhecerem a importância da cibersegurança, elas não desenvolvem políticas de segurança digital e treinamento para os seus funcionários de forma aprofundada.

Cibersegurança é considerada muito importante para mais de 80% das empresas, mas não é uma prioridade no orçamento para 39%. Enquanto a maioria afirma ter um plano de resposta a um possível ataque cibernético, apenas um terço fez algum tipo de teste preventivo nos três meses antecedentes à realização da pesquisa. Importante destacar que grande parte dos ataques cibernéticos, acontecem a partir de terceiros, fornecedores, por isso, a importância do endereçamento deste ponto internamente e entre as empresas que prestam serviço para a sua empresa.

Entre os segmentos analisados finanças e seguros e tecnologia e telecom são os mais preparados em cibersegurança, enquanto educação e saúde são setores que ainda apresentam muitas vulnerabilidades. As empresas acreditam que as áreas mais suscetíveis para ataques de hackers são o departamento financeiro e o banco de dados de seus clientes, sendo que 11% delas afirmaram ter sofrido algum tipo de ataque cibernético em 2020. Adicionalmente, a maioria das empresas entrevistadas acredita que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) trará mais benefícios do que prejuízos para as organizações.

“Investir em cibersegurança é importante para trazer confiança para gestão dos negócios e credibilidade diante de clientes e parceiros. Hoje, mais do que nunca, os consumidores desejam interações simples, rápidas e seguras com quem se relacionam online. Por isso, cabe às organizações endereçarem este ponto internamente. A Mastercard oferece soluções para empresas que vão além de cartão abrangendo desde inteligência artificial até proteção de sistemas e dados. Nossa expertise global nos torna parceiros estratégicos ideal para empresas atuarem de forma segura e conquistarem a confiança de seus consumidores”, afirma Estanislau Bassols, Gerente Geral da Mastercard.


O Barômetro da Segurança Digital foi feito entre os 01 e 25 de fevereiro de 2021. Por meio de entrevistas telefônicas, o estudo nacional conversou com 351 decisores da área de tecnologia, com a margem de erro de 5,0 pontos percentuais total.

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