Segurança

Conselho Nacional de Justiça confirma ter sido alvo de ataque hacker

O Conselho Nacional de Justiça foi alvo de um ‘acesso não autorizado’ ao servidor da instituição. O ataque foi comunicado via twitter no domingo, 1o de novembro, indicando o grupo Digital Space como responsável pelo incidente de cibersegurança. 

O CNJ reconhece que “houve um ‘acesso não autorizado’, que já foi tratado ontem [2/11] pela Diretoria de Tecnologia da Informação” do órgão. Segundo informa ainda o CNJ, essa reação envolveu desligamento do servidor, denúncia do post notificada ao Twitter, realização de backup do servidor para análise forense. 

Também foi feita a obtenção de logs para rastreio da atividade realizada, abertura de chamado junto ao serviço de análise forense do CNJ, contato realizado junto à Polícia Federal e início do processo de recriação do servidor.

Segundo ainda o CNJ, os próximos passos são a obtenção do mencionado relatório forense, a correção de eventuais vulnerabilidades apontadas pelo relatório e o ‘restart’ das aplicações.

No domingo, um tuíte no perfil ‘M1keSecurity’ publicou que “Digital Space owns @CNJ_oficial e concertamos (sic) a falha pra vc”. Esse é o mesmo grupo que, em maio deste ano, invadiu servidores do Exército e divulgou dados de 200 mil militares. É também, naquele mesmo mês, invadiu dados do Hospital das Forças Armadas e divulgou exames de Covid-19 de Jair Bolsonaro. 


Botão Voltar ao topo