Segurança

Operação nacional prende grupo hacker que atacou o Tribunal de Contas de Santa Catarina

A Polícia Civil  realizou a operação “Digital Trace”, que identificou o grupo hacker que invadiu e divulgou informações do site do TCE (Tribunal de Contas) de Santa Catarina. O ataque ao site do TCE ocorreu em dezembro de 2020 e resultou no vazamento de diversas informações relacionadas às solicitações de carga programada de processos do órgão.

A DRCI (Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática) da DEIC (Diretoria Estadual de Investigações Criminais) cumpriu quatro mandados de busca e apreensão na capital paulista e em duas cidades do Estado do Rio de Janeiro, Maricá e São Gonçalo.

Segundo o delegado da DRCI responsável pelo caso, Luiz Felipe Rosado, as investigações foram difíceis, pois os autores utilizaram diversas ferramentas para esconder suas identidades. “Após o TCE ter encaminhado ofício solicitando investigações, quatro autores foram localizados com a ajuda da Polícia Civil do Rio de Janeiro. Foram apenas cumpridos mandados de buscas, nenhuma prisão foi realizada no momento”, declarou Rosado.

Foram apreendidos dois celulares e dois computadores. Todos os dispositivos foram encaminhados à Polícia Científica de Santa Catarina, para realização de perícias.


Botão Voltar ao topo