Segurança

STJ assume ataque hacker e aciona Polícia Federal

A presidência do Superior Tribunal de Justiça acionou a Polícia Federal para investigar um ataque cibernético aos sistemas da Corte. Em nota encaminhada ao portal G1, o presidente do STJ, Humberto Martins, comunica que “O Superior Tribunal de Justiça (STJ) comunica que a rede de tecnologia da informação do tribunal sofreu um ataque hacker, nessa terça-feira (3), durante o período da tarde, quando aconteciam as sessões de julgamento dos colegiados das seis turmas. A presidência do tribunal já acionou a Polícia Federal para a investigação do ataque cibernético”.

O ministro reporta ainda que, por “precaução”, os prazos de processos foram adiados até a próxima segunda (9). Pedidos urgentes, como habeas corpus, serão julgados exclusivamente pela presidência da Corte também até segunda.

Diante da situação, os prazos que se encerrariam no dia 3 ficam automaticamente prorrogados para o próximo dia útil seguinte à retomada. 

Medida segue o que previsto na resolução STJ/GP 10/2015, que dispõe, em seu artigo 7º, que, em caso de indisponibilidade superior a 60 minutos, ininterruptos ou não, ocorrida entre as 6h e as 23h, a prorrogação dos prazos é automática para o dia útil seguinte à retomada do funcionamento. No final de semana, o Conselho Nacional de Justiça admitiu que sofreu um ataque hacker.


Botão Voltar ao topo