‘Tela azul’ obriga Microsoft a suspender correção de falha em chips AMD
A Microsoft suspendeu reparo de proteção contra as ameaças de segurança Meltdown e Spectre,direcionadas para os computadores equipados com chips da AMD, após reclamações de usuários de que as atualizações de software travaram as máquinas. Segundo a Microsoft, a atualização provocou a chamada ‘tela azul’ do Windows 10, Windows 8.1 e Windows 7 em computadores de usuários. Uma nova correção está sendo feita para reestabelecer as atualizações o mais rápido possível.
“Para evitar que os clientes da AMD não consigam reiniciar os computadores, a Microsoft temporariamente vai suspender neste momento o envio de atualizações do sistema operacional Windows para dispositivos com AMD impactados neste momento”, afirmou a companhia em comunicado ao mercado distribuído nesta terça-feira, 09/01.
As vulnerabilidades Meltdown e Spectre põem a descoberto os dados sensíveis dos seus dispositivos, sejam desktops, notebooks, tablets ou smartphone, permitindo que invasores acessem informações protegidas na memória do seu computador, revelando potencialmente detalhes como senhas, chaves criptográficas, fotos pessoais, e-mails e qualquer outra coisa armazenada na máquina. Elas foram descobertas no começo de janeiro e mobiliza toda a indústria. A Google, por exemplo, diz que lançará uma versão correção no dia 23 de janeiro.
A AMD tinha afirmado na semana passada que diferenças de design em seus chips em relação à Intel deixavam seus produtos com “risco zero” em relação ao Meltdown, e que a variante relacionada ao Spectre poderia ser resolvida por meio de atualizações de software.
*Com Agência Reuters