Segurança

TOTVS admite ataque ransomware, mas diz que não sofreu perda de dados sigilosos

A Totvs, empresa brasileira de software, foi vítima de um ataque de ransomware. O grupo de ransomware conhecido como BlackByte assumiu a autoria do ataque. Em fóruns, o grupo dava amostras de dados supostamente roubados da companhia, mas a extensão do ataque não pode ser verificada.

O BlackByte é conhecido por realizar ataques devastadores contra grandes corporações em diversos setores ao redor do mundo, sempre visando a extorsão de valores significativos em troca da não divulgação de informações sigilosas. Diferente de muitos grupos de ransomware, o BlackByte opera de forma rápida e agressiva, frequentemente publicando dados das vítimas na dark web em questão de horas após a invasão, deixando pouca margem para reação

Em comunicado ao mercado, a Totvs confirmou o incidente cibernético, mas assegurou que todas as operações foram mantidas. ” A TOTVS valoriza profundamente a segurança das informações de todos os seus stakeholders. A proteção dos dados é uma prioridade e um compromisso da Companhia, que segue monitorando todos os seus sistemas para prevenir e responder a qualquer tipo de nova ameaça”, assegurou.

Abaixo a íntegra do comunicado da TOTVS:

A TOTVS prezando pela transparência e responsabilidade, comunica que está respondendo a um ataque cibernético. A Companhia, por meio de uma ação rápida e diligente, seguindo seus protocolos de segurança previamente estabelecidos, garantiu a continuidade normal de seus serviços e operações.


A TOTVS valoriza profundamente a segurança das informações de todos os seus stakeholders. A proteção dos dados é uma prioridade e um compromisso da Companhia, que segue monitorando todos os seus sistemas para prevenir e responder a qualquer tipo de nova ameaça.

Botão Voltar ao topo