Telecom

Anatel: Consumidores denunciem telemarketing não usuário do 0303

A Anatel ressaltou nesta quinta, 10/3, que os brasileiros denunciem à própria agência ou a órgãos de defesa do consumidor caso recebam chamadas de telemarketing não identificados com o prefixo 0303. O uso desse prefixo já é obrigatório para chamadas originadas por celulares e em 90 dias também deverá ser usado por ligações de telefones fixos. 

“Todas as empresas de telemarketing ativo têm que fazer marcação com 0303. A gente orienta que o consumidor não atenda chamadas de telemarketing que começa com 9, porque é fraudulenta. Quem receber chamadas com número de celular, pode reclamar na agência, no Procon, ou na própria prestadora”, afirmou o superintendente de outorgas e recursos à prestação da Anatel, Vinícios Caram. 

“Temos uma linha de atuação direta com as empresas de telecomunicações. Se for infração de operadoras, podemos instaurar processos administrativos. E temos parceria com a Senacon e com Procons, que vão notificar e multar as empresas que descumprirem”, completou. 

Segundo ele, “os brasileiro são os que mais recebem chamadas abusivas de telemarketing” e que a definição de um prefixo específico para quem faz telemarketing ativo – ou seja, que liga em busca de clientes para produtos ou serviços – tem o objetivo de facilitar a identificação, e se assim entender, o bloqueio desse tipo de chamada. 

Nesse sentido, haverá um único número 0303 por pessoa jurídica, mesmo que a empresa de telemarketing possua milhares de linhas para prestar esse tipo de atividade. “Ou seja, se o consumidor bloquear o número, todos daquela empresa estarão bloqueados. E também é possível, por aplicativos ou em pedido à operadora, bloquear todas as chamadas desse tipo”, explicou. 


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