Telecom

Anatel quer mais informações das teles sobre serviços corporativos

A Anatel abre nesta segunda, 10/2, uma consulta pública, por 15 dias, para discutir mudanças nas informações coletadas periodicamente das prestadoras de serviços de telecomunicações. Depois de uma primeira sobre banda larga, a nova consulta envolve dados dos serviços de telefonia fixa, móvel e TV paga. 

Sustenta a agência que as mudanças envolvem simplificação, porque serão eliminadas uma série de informações que, justifica, não são efetivamente utilizadas. No entanto, aponta que serão exigidos mais detalhes da oferta dos diferentes segmentos, reforçando a qualidade das informações relativas a ofertas corporativas. 

Além disso, a Anatel indica que as mudanças darão melhor visibilidade do atendimento em zonas rurais, é prevista a separação da informação entre meio de acesso utilizado e tecnologia empregada, o que, sustenta, “garante entendimentos mais claros para todos”.

Finalmente, aponta ainda que “a menor granularidade geográfica passa a ser o município. Com isso, as informações setoriais se aproximam dos usuários e podem apresentar as diferenças internas às microrregiões. Essa alteração permitirá ainda avaliações, de qualidade por exemplo, por município”.

A simplificação está na eliminação de vários dados que “como não vêm sendo acompanhados e utilizados pela agência”, terão eliminação imediata da coleta. São eles: 


No STFC

Acessos Individuais em Serviço por Classe de Assinante (ASC);

Acessos Individuais em Serviço por Tipo de Oferta (ASO);

Acessos Individuais em Serviço por Tipo de Plano (ASP);

Acessos Individuais em Serviço por Forma de Pagamento (ASF);

Minutos Locais (MLOCAIS);

Minutos LDN (MLDN);

Minutos LDI (MLDI);

Força de Trabalho – Total (FTT);

Força de Trabalho empregada em CRM (FTCRM);

Força de Trabalho empregada em Rede (FTREDE);

Documentos de cobrança emitidos (DCEM); e

Uso de Recursos de Numeração (CAD).

No Seac

Extensão da Rede de Cabos Ópticos (ERCO);

Extensão da Rede de Cabos Coaxiais (ERCC);

Total de Localidades Atendidas (TOTLA);

Mão-de-Obra Própria (MOPRO);

Mão-de-Obra de Terceiros (MOTERC);

Agentes Comerciais / Dealers (AGCOM);

Investimento em Rede / Equipamentos (INVRE);

Investimento em Publicidade (INVPUB); e

Planos de Serviços (Nome do Plano e respectiva quantidade de canais, valor de adesão, de instalação, de mensalidade e status – ativo ou não).

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