Anatel: Regulação das big techs terá consulta pública em 2025
"Restam desafios como a desinformação em redes sociais ou as bets irregulares”, diz Carlos Baigorri
A Anatel terá uma proposta de regulação das big techs em 2025, adiantou nesta terça, 5/11, o presidente da agência, Carlos Baigorri, ao participar do Painel Telebrasil 2024.
“Na Anatel, fizemos três tomadas de subsídios ao longo desse ano e ano que vem vamos ter a consulta pública com a proposta de regulamentação sobre esse tema”, afirmou Baigorri.
Ele acredita que a expansão da conectividade no Brasil foi bem sucedida ao longo das últimas décadas, mas que a inclusão depende de outros fatores.
“À medida que as políticas públicas foram sendo bem executadas e a conectividade foi chegando a praticamente todos os rincões desse Brasil, começaram agora a surgir outros desafios, desafios de como garantir que as pessoas possam utilizar essas redes telecomunicações o serviço de conectividade de uma forma plena, de uma forma segura, com equipamentos adequados e com pleno conhecimento do que está sendo feito, sem sofrer fraude, sem sofrer golpes”, disse.
“Temos os desafios das redes sociais e seu uso para a disseminação de desinformação, de mentiras, principalmente de processos eleitorais. Temos o combate às bets irregulares também, que acabam trazendo uma série de prejuízos para a grande parte da população. E esses são debates que vão ficar cada vez mais presentes, não só no setor, mas na atuação da Anatel ao exercer o seu poder de polícia por meio das redes telecomunicações.”