Telecom

Ao Procon, Google diz que Huawei só atualiza Android até 19 de agosto. Fabricante assegura serviços

O Procon de São Paulo informou que Huawei e Google, operadoras de telefonia móvel e redes varejistas responderam à notificação emitida em 30/5, mas a maior parte das respostas não chega a tranquilizar os consumidores. A fabricante promete manter atualizações de segurança, mas a Google afirma que só haverá atualizações do sistema Android para os aparelhos chineses por 90 dias. 

“A Huawei informou que continuará fornecendo atualizações de segurança e serviços de pós-venda para todos os seus produtos, cobrindo aqueles que já foram vendidos ou ainda estão em estoque. Porém a Google informa que segue regulamento emitido pelos EUA, e que nos termos do Temporary General License, será permitido que trabalhe com a Huawei até 19/8/19 em atualizações de software e correções de segurança para modelos de aparelhos já existentes”, relata o Procon-SP. 

Por enquanto, Huawei e Google, diretamente envolvidas na guerra comercial entre Estados Unidos e China, ainda mantém suas relações, uma vez que a suspensão do fornecimento de serviços e componentes americanos foi adiada por 90 dias. 

O Procon pediu esclarecimentos às duas empresas, mas também para Vivo, Claro, Tim, Oi e Nextel, além das redes varejistas que também revendem celulares B2W (Submarino, Shoptime, Americanas), GPA (Extra, Casas Bahia, Assaí), Magazine Luiza, Walmart. Fast Shop, Carrefour e Claro não responderam.

“As empresas de varejo e operadoras de telefonia repassam a responsabilidade para as empresas Google e Huawei e entendem que o cenário ainda se mostra confuso. Nenhuma das empresas garante o reembolso de valores ou alternativas de utilização dos serviços”, informa o Procon-SP. 


A preocupação do Procon é que os consumidores que adquiriram celulares Huawei tenham a expectativa frustrada de uso dos aplicativos Google. “Ressalta-se que quando adquiriram o produto podem não ter sido informados de forma clara, prévia e adequada de eventual indisponibilidade de recursos operantes.”

Botão Voltar ao topo