Autor da nova Lei das teles lidera entidade para brigar por banda larga
O ex-deputado federal Daniel Vilela, autor do projeto que se tornou o novo marco legal das telecomunicações, a Lei 13.879/19, apresentou nesta quarta, 12/2, a Aliança Conecta Brasil F4, entidade que, explica, busca “potencializar o ecossistema digital no Brasil, tirar do papel e colocar a banda larga efetivamente no centro da política pública”.
Com foco em infraestrutura e conteúdo, a Aliança Conecta Brasil F4 nasce com apoio da fabricante de equipamentos Huawei, da distribuidora de produtos FiberX, e da consultoria Teleco, mas estará aberta a novas adesões.
“A Aliança é uma iniciativa da indústria de infraestrutura e dos produtores de conteúdo para que a gente possa neste novo momento, com uma nova legislação, com a iminência de novas tecnologias disruptivas como o 5G, fazer com que a penetração da banda larga, da infraestrutura de telecomunicações possa ser efetivada. É um foro de boas ideias, de cooperações para fortalecer a comunicação com o setor Público sobre a necessidade de infraestrutura”, explica Vilela.
“É importante lembrar que fora do setor de TICs as pessoas conhecem pouco. Todo mundo tem celular, mas não sabe que há por trás dele tem uma infraestrutura gigante, sem a qual não vamos ter avanço necessário. O Brasil precisa estar conectado para que a gente possa avançar na economia digital. E uma das primeiras agendas é a própria reforma tributária, porque ela não é possível sem pensar na economia digital.”
Ao agregar diferentes entidades do setor de TICs para o lançamento da nova entidade, o evento já disparou uma primeira sinergia. Por sugestão do presidente do Sinditelebrasil, Marcos Ferrari, representantes de operadoras, fabricantes, pequenos provedores e produtores de conteúdo acertaram a construção de uma agenda de interesses comuns.“É certo que existem várias demandas distintas entre tantos atores, mas podemos trabalhar numa pauta de objetivos comuns e quem sabe em seis meses podermos apresentar esse trabalho ao governo, defendeu. Assistam a entrevista feita pela CDTV, com o ex-deputado Daniel Vilela.