Cidade do Rock 5G registrou 11,6 milhões de conexões em rede WiFi gratuita
O consumo de dados na rede implantada pela Oi no Rock in Rio alcançou 173,24 Terabytes durante toda a operação da companhia no evento. O volume equivale a mais de 46,8 milhões de fotos em alta definição e é 2,34 vezes superior ao tráfego de dados registrado pela operadora em toda a Copa do Mundo da FIFA de 2014 no Brasil.
O Nickelback, que se apresentou na noite de domingo (dia 6), foi o show mais conectado, com recorde de acessos simultâneos no Oi WiFi – mais de 19,5 mil conexões simultâneas. Já a atração que registrou o maior volume de dados trafegados foi o show da cantora carioca Anitta, com 1,8 TB (ver tabela abaixo). Em todo o evento, a Oi registrou mais de 11,6 milhões de conexões ao Oi WiFi gratuito e aberto ao público. Foi a primeira vez que o público do Rock in Rio, estimado em 100 mil pessoas por dia, pôde estar conectado por uma rede de WiFi gratuita, disponível para clientes de qualquer operadora.
A Oi instalou mais de 56 quilômetros de fibra ótica para atender exclusivamente o evento; mais de 800 equipamentos, em parceria com a Huawei. A infraestrutura contou ainda com mais de 620 antenas e outros 200 aparelhos, conectados através da fibra da Oi, permitindo a comunicação do evento com a rede de transporte de dados da companhia, que conecta todos os estados do Brasil com seus mais de 360 mil quilômetros de fibra ótica.
Cidade do Rock virou Cidade 5G
A Cidade do Rock se transformou na primeira cidade 5G do Brasil, graças a uma rede implantada pela Oi para testes e experiências de uso da nova tecnologia. Quinta geração da conexão móvel, ainda não disponível no Brasil, o 5G foi usado pela equipe de conteúdo do evento para a cobertura em suas redes sociais, com lives diárias e posts na sessão “Por trás das Câmeras”. As postagens mostraram os bastidores do que aconteceu durante as 14 horas diárias de festa no maior festival de música e entretenimento do mundo, com mais de 250 atrações espalhadas por nove palcos.
“Estamos bastante satisfeitos por termos garantido a infraestrutura responsável por toda a conectividade de um festival com a magnitude do Rock in Rio, como já havíamos feito em outros grandes eventos. Trata-se de um serviço estratégico num evento com esse perfil de público, que quer compartilhar o tempo todo pelas redes sociais a experiência que está vivenciando”, afirmou José Claudio Moreira Gonçalves, diretor de Operações da Oi.