Telecom

EUA pressionam aliados a banirem chinesa Huawei

O governo dos Estados Unidos está pressionando aliados para que não utilizem equipamentos fabricados pela chinesa Huawei, sob argumento de segurança. Segundo reportagem do Wall Street Journal, emissários americanos chegam a prometer incentivos financeiros a países como Alemanha, Japão e Itália caso descartem a empresa de telecomunicações de seus fornecedores.

Nos EUA os equipamentos foram banidos e o governo americano chegou a pressionar operadoras móveis a cancelarem contratos para uso até dos aparelhos celulares da Huawei. Em seguida, a Austrália seguiu o exemplo e também vetou a chinesa de fornecer equipamentos de rede para 5G. Movimentos semelhantes foram copiados pelo Reino Unido e pela Índia.

Ao WSJ, a Huawei indicou surpresa e preocupação com os esforços do governo americano em influenciar aliados. “O comportamento de um governo não deve ser encorajado fora de sua jurisdição”, lamentou a fabricante. No início do ano, um memorando do governo dos EUA reclamava da dominância tecnológica chinesa nas redes de telecomunicações de nova geração.

Botão Voltar ao topo