Telecom

FCC aprova fusão entre Sprint e T-Mobile

A agência federal de comunicações dos Estados Unidos, FCC, aprovou nesta quarta, 16/10, a compra da Sprint pela T-Mobile, negócio anunciado há ano e meio por US$ 26,5 bilhões e que resulta em uma empresa com 127 milhões de clientes. O Departamento de Estado já dera ok em julho, mas a união da terceira e quarta maiores operadoras móveis ainda enfrenta uma batalha judicial. 

A FCC aprovou a compra da T-Mobile pela Sprint pelo placar de 3 a 5, com votações divididas em linhas partidárias – nos EUA, os cinco conselheiros são indicados pelos partidos Republicado e Democrata, com a maioria sempre de em favor do partido no poder. 

Mas 14 procuradores estaduais foram à Justiça na tentativa de impedir o negócio. A ação, movida contra a Sprint e o Softbank Group que a detém, e contra a T-Mobile e, da mesma forma, sua dona Deutsche Telekom, alega que a fusão reduz a competição e vai causar aumento de preços para os consumidores. Basicamente o que alegaram os comissários Democratas ao tornarem públicos seus votos. O julgamento está marcado para dezembro próximo.

Para aprovar a compra da T-Mobile, o Departamento de Estado já tinha determinado que a Sprint deverá desinvestir parte da operação móvel, vendendo os planos pré-pagos Boost Mobile para a Dish Networks, que também terá acesso a 20 mil ERBs e centenas de pontos de venda. 


Botão Voltar ao topo