Telecom

Maioria descarta ficar um único dia sem celular

Uma pesquisa do Ibope Conecta com 2 mil internautas no Brasil indica que 52% dos entrevistados não consegue ficar um dia inteiro sem o telefone celular. Somente 30% deles indicou ser capaz de viver mais tempo sem consultar o aparelho.

A dependência parece grande. Ainda segundo a pesquisa, 8% dizem que aguentam no máximo uma hora sem olhar o smartphone, 11% citam entre 2 e 3 horas, mesmo percentual dos que mencionam até 6 horas, e 7% aguentam até 12 horas. E 15% revelam que não conseguem ficar sem smartphone em momento algum.

Ao mesmo tempo, há certa percepção de que o celular pode virar um problema. Pelo menos, 27% informam que se sentem afetados pelo dispositivo na hora de dormir e 23% indicam que o aparelho afeta o relacionamento com as pessoas, mesmo percentual dos que indicam distração com as tarefas diárias.

A pesquisa mostra também que 16% dos entrevistados apontam que o uso do smartphone atrapalha no âmbito profissional, quantidade similar de internautas que relata que o relacionamento com a família é afetado. Há também 12% que revelam ser afetados quando estão dirigindo e recebem ligações/mensagens, 9% que dizem que sua saúde é afetada de maneira negativa, 8% que se sentem afetados no ambiente escolar e 6% apontam que o smartphone atrapalha na vida sexual.


Botão Voltar ao topo