O Convergência Digital estará em recesso entre os dias 23/12/2024 e 13/01/2025. A cobertura jornalística diária nesse período funcionará em regime de plantão. A equipe do portal deseja a todos os seus leitores e parceiros um ótimo Natal e um feliz 2025!

Telecom

No Brasil, rádio digital já tem 12% da audiência

Segundo números do Ibope, 28% dos brasileiros afirmam que poder escutar rádio online mudou o jeito de consumi-lo. Essa possibilidade, inclusive, fez com que o consumo do meio nesse formato crescesse 186% entre 2019 e 2021.

Os dados são do levantamento “Rádio online: O som do novo”, preparado pela Kantar IBOPE Media – divisão da Kantar especializada em pesquisa de mídia. Trata-se da edição de abril do Data Stories, conteúdo temático lançado mensalmente pela empresa. O documento foi elaborado com ajuda de informações coletadas pelos estudos Target Group Index e TG.Net.

As várias formas de consumo oferecidas ao longo do tempo permitem que o rádio alcance uma grande quantidade de ouvintes. Tanto é que, hoje, 46% dos brasileiros ouvem o meio via dial e 12% optam pela versão digital. Enquanto isso, 51% usam alguma, ou as duas, modalidades.

É importante destacar, no entanto, que o áudio online não se resume às rádios. Os podcasts são uma alternativa que vem crescendo e complementando esse consumo digital. Atualmente, 28% dos ouvintes de rádio já aderiram ao formato. Entre os gêneros favoritos dos brasileiros, estão comédia e entretenimento (63%), notícias e política (51%) e negócios e finanças (44%).

Na hora de consumir rádio online, os brasileiros preferem utilizar smartphones ou tablets (57%). Mas também há espaço para desktops e notebooks (35%) e outros aparelhos (14%).


Em relação ao perfil, os ouvintes de rádio digital se destacam principalmente pela proximidade com a tecnologia. 71% dizem que gostam de se manter atualizados com os desenvolvimentos tech (contra 64% da média de ouvintes no dial) e 59% acreditam que comprar online torna a vida mais fácil (48% dos ouvintes no dial).

Botão Voltar ao topo