Nubank, Mercado Pago e Google criam associação para acelerar inovação em pagamentos digitais
Nubank, Mercado Pago e Google anunciaram nesta quarta-feira, 10, a fundação da Zetta, uma nova associação com foco na inovação do setor financeiro e digitalização da economia, ao lado de fintechs como Creditas, Banco Inter, Grupo Movile, Hash e iugu. O grupo de empresas tem por objetivo atuar em colaboração com o mercado brasileiro e promover a inovação do setor financeiro no Brasil e a inclusão financeira.
Juntas, as associadas somam forças para seguir com seu papel crucial no incentivo à inclusão e ao progresso financeiro da população brasileira e no fomento ao empreendedorismo, por meio da digitalização dos serviços financeiros, impactando principalmente àqueles sem acesso às instituições financeiras tradicionais.
“A Zetta é um fórum para debates de inovação e modernização do setor. E colocará sempre os interesses dos clientes em primeiro lugar”, afirma o presidente da associação e diretor de Relações Institucionais do Nubank, Bruno Magrani.
A inovação, que promove a inclusão digital e financeira, será pauta permanente da associação. “Como embaixadora de ideias novas e atuais, a Zetta alia inteligência de mercado ao conhecimento técnico e dinamismo, vislumbrando empoderar milhões de brasileiros para que tenham acesso aos serviços financeiros digitais ou possam ainda empreender e manter seus negócios em funcionamento com a ajuda da tecnologia”, diz François Martins, diretor de Relações Governamentais do Mercado Pago.
Reunidos em uma associação, as empresas pretendem ter ainda mais força para continuar revolucionando o setor financeiro, defendendo a promoção da digitalização dos serviços financeiros, a redução de burocracias e trabalhando para que a inovação e a competição não encontrem barreiras. “Defendemos a continuação da transformação dos serviços financeiros, provando que, aliados à tecnologia, eles podem, sim, ser um espaço humanizado, inclusivo e democrático”, ressalta Marcelo Lacerda, diretor de Políticas Públicas do Google.
A nova entidade produziu um estudo – “O papel da tecnologia na recuperação econômica”. O material aborda o impacto positivo da inovação, no Brasil, durante a quarentena imposta pela Covid-19. O levantamento identificou a importância das empresas de tecnologia durante a pandemia e utilizou dados de busca por termos relacionados a serviços digitais, como cartão de crédito e abertura de conta digital neste cenário.
Segundo o levantamento, de acordo com dados das associadas, o número de clientes com cartão de crédito ativo aumentou 29% entre fevereiro e novembro de 2020, e usuários de todas as faixas de renda passaram a realizar mais compras parceladas no cartão de crédito. Esse dado coincide com o aumento das buscas pelo termo, e mostra a relevância desta alternativa de pagamento em um cenário de incerteza.