O Convergência Digital estará em recesso entre os dias 23/12/2024 e 13/01/2025. A cobertura jornalística diária nesse período funcionará em regime de plantão. A equipe do portal deseja a todos os seus leitores e parceiros um ótimo Natal e um feliz 2025!

Telecom

Petrobras testa 5G na plataforma P-75, em Búzios, no Rio de Janeiro

A Petrobras vai testar o 5G na plataforma P-75, localizada em Búzios, no Rio de Janeiro, como já fez testes anteriores com as tecnologias 4G e LTE, revelou o gerente setorial de relacionamento da TIC com entidades regulatórias da Petrobras, Ângelo Canavitsas, ao participar do Tech Fórum Brasil, realizado pela Network Eventos, em parceria com o portal Convergência Digital, no dia 07 de julho, em Brasília. O executivo revelou que a Petrobras tem um contrato com uma operadora para prover serviços LTE nas faixas de 700 Mhz e 1,8 GHz.

“Nós estamos fazendo testes com as tecnologias de conectividade desde 2017 e fazemos constantes visitas à Anatel para explicar o porquê das necessidades de conectividade da indústria de óleo e gás. Temos convicção que a conectividade, por LTE, ou 5G, é o habilitador da transformação digital. Hoje com o que temos – 4G e LTE – já usamos óculos HOLOLENS para apoio à manutenção de uma válvula de bordo de uma plataforma, mas também para termos especialistas remotos, monitoramento de sinais vitais e localização de pessoas”, contou o gerente da Petrobras.

Canavitsas sustentou que o uso da tecnologia traz uma economia efetiva para a indústria de óleo e gás e adianta dois projetos relevantes: o Tupã, que permite o uso de sensores para tirar dados relevantes em ambiente offshore ou terrestre, e o piloto de controle remoto para inspeções subaquáticas em ambientes offshore. “Já se sabe que a conectividade vai agregar US$ 250 bilhões à indústria de óleo e gás até 2030. Isso significa que será possível reduzir em 20% a 25% o custo do barril”, completou o executivo.


Botão Voltar ao topo