Receitas de Open RAN duplicam e mostram que a tecnologia veio para ficar
Um novo relatório do Dell’Oro Group, consultoria de TI e telecomunicações, redes e data center, aponta que as receitas totais de Open RAN, incluindo rádio e banda base O-RAN e OpenRAN, aumentaram no primeiro trimestre de 2022.
“A migração para novas arquiteturas, incluindo Open RAN e vRAN ( redes de acesso por rádio virtualizadas) continuou a se mover na direção certa no primeiro trimestre, reforçando a narrativa de que a mudança para interfaces abertas veio para ficar”, disse Stefan Pongratz, vice-presidente e analista da Grupo Dell’Oro. “O aumento no primeiro trimestre, juntamente com os avanços iminentes do portfólio, formam a base para as perspectivas de curto prazo mais favoráveis”, continuou Pongratz.
Segundo o levantamento, as receitas de RAN aberta mais que dobraram no primeiro trimestre, apoiadas por um forte crescimento tanto na Ásia-Pacífico quanto na América do Norte. O momento positivo que caracterizou o mercado de vRAN no segundo semestre de 2021 se estendeu até o primeiro trimestre, impulsionando as receitas de vRAN a quase quadruplicar no primeiro trimestre.
As projeções globais de Open RAN e vRAN foram revisadas para cima, para refletir o forte desempenho no primeiro trimestre. Espera-se agora que as receitas totais de Open RAN representem de 3% a 5% do mercado global de RAN em 2022.