Senado chama GSI, Anatel e Huawei para debater disputa entre EUA e China pelo 5G
As Comissões de Infraestrutura, Ciência e Tecnologia e de Relações Exteriores do Senado Federal vão realizar uma audiência pública para discutir a implantação da tecnologia 5G e os impactos nas redes de telecomunicações do Brasil da disputa comercial entre Estados Unidos e China.
A CI aprovou requerimento de audiência nesta terça, 18/2. Segundo o autor da proposta, senador Vanderlan Cardoso (PP-GO), o objetivo é debater especificamente a questão da segurança das redes. “O Brasil encontra-se no meio de uma guerra fria tecnológica entre duas potências globais, Estados Unidos e China, que disputam o mercado global no desenvolvimento e fornecimento de equipamentos com a tecnologia 5G. Tendo em vista a importância do tema e o impacto que esta tecnologia trará ao país e à sociedade, é fundamental um debate técnico e sensato”, afirmou.
Serão convidados para o debate o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno Ribeiro Pereira, e representantes da Anatel, do Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviços Móvel Celular e Pessoal (SindiTeleBrasil) e das empresas Huawei e Ericsson.
* Com informações da Agência Senado