O Convergência Digital estará em recesso entre os dias 23/12/2024 e 13/01/2025. A cobertura jornalística diária nesse período funcionará em regime de plantão. A equipe do portal deseja a todos os seus leitores e parceiros um ótimo Natal e um feliz 2025!

Telecom

TelComp: 5G terá novos atores no ecossistema de Telecomunicações

Como competir e criar valor em tempos de 5G é o tema do XII Seminário TelComp 2019, que acontece no dia 12 de novembro, em São Paulo. Em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, o presidente-executivo da entidade, João Moura, assegura que toda e qualquer operadora de telecomunicações- de que porte tenha – está com o radar ligado para entender quais mudanças o 5G vai trazer.

“É certo que o 5G não é um novo G para dar mais velocidade. O 5G vai fazer uma mudança estrutural nas telecomunicações. As operações das prestadoras vão passar por transformações estruturais e o os modelos de negócios serão afetados no mundo”, afirma Moura. Segundo ele, o 5G exigirá uma infraestrutura baseada em fibra ótica, mas não será qualquer uma. “Ela terá de cumprir requisitos técnicos para suportar as novas aplicações que estão por vir”, acrescenta.

Sobre o XII Seminário TelComp, João Moura diz que o 5G vai trazer novos atores para o ecossistema 5G e acelerar os processos de fusões e aquisições no Brasil e no mundo. “Haverá uma exigência natural por mais musculatura financeira e de operações”, diz. E o evento trará para o debate, os investidores, que estão interessados em entender esse novo mundo do 5G e que podem formar alianças e parcerias com o ecossistema de telecomunicações.

Para João Moura, 5G tem de ser uma prioridade de Estado. ” Não adianta ter os recursos tecnológicos mais avançados disponíveis se eles não serão usados nas escolas, nos hospitais, na saúde e na educação. O Governo é um grande fomentador e precisa entender a transformação do 5G”, preconiza. Assista a entrevista com o presidente-executivo da TelComp, João Moura.


Botão Voltar ao topo