Telecom

TIM: Sem antena e capacitação de mão de obra, agricultura 4.0 não sai do papel

O planejamento da TIM Brasil para a rede NB-IoT, exclusiva para a conexão das coisas, é ousado e terá novidades para o começo do próximo ano, antecipa o head de produtos corporativos & IoT na TIM Brasil, Alexandre Dal Forno. Segundo ele, toda a estratégia está baseada em habilitar parceiros e empresas que queiram se conectar à rede da TIM. “A rede NB-IoT permite uma cobertura muito melhor no campo e também na cidade”, relata o executivo, em entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital.

Sobre a agricultura 4.0, Dal Forno diz que a conectividade é a grande habilitadora, mas a capacitação da mão de obra é crucial também. “Se tivesse mais antenas, a conectividade seria melhor, mas tem uma questão também do custo. A TIM criou um modelo de negócios e está ampliando a sua atuação no campo”, ressaslta.

A capacitação da mão de obra do campo é um ponto crítico e não pode ser esquecido, adiciona o executivo da TIM Brasil. “Há ainda muita gente precisando de alfabetização no campo. E terá de passar por uma digitalização. Hoje muitos mal fazem um apontamento em uma planilha e terão de usar tablets. É uma mudança cultural significativa”. Assistam a entrevista com Alexandre Dal Forno, da TIM Brasil.


Botão Voltar ao topo