TV Boxes: Backdoor infecta 28% dos equipamentos no Brasil
Um total de 28% das TV boxes do Brasil (receptores usados para receber streaming pirata de televisão) estão contaminados com um malware chamado “Android.Vo1d”, que abre um backdoor para controle total do dispositivo e instalação de software, sem o conhecimento do proprietário. A descoberta foi feita por pesquisadores da empresa de segurança francesa Dr. Web.
Os especialistas franceses sustentam que os agentes de ameaças já infectaram mais de 1,3 milhão de TV boxes executando Android. Foram encontrados dispositivos infectados em mais de 200 países, com o maior número detectado no Brasil, Marrocos, Paquistão, Arábia Saudita, Rússia, Argentina, Equador, Tunísia, Malásia, Argélia e Indonésia.
“Um possível vetor de infecção pode ser um ataque de um malware intermediário que explora vulnerabilidades do sistema operacional para obter privilégios de root. Outro é o uso de versões de firmware não oficiais ”, conclui o relatório da empresa francesa de segurança. Usuários do Android são aconselhados a verificar e instalar novas atualizações de firmware assim que estiverem disponíveis para evitar a infecção por esse malware.