TVs e Senai vão ensinar troca de parabólica pelo 5G
A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai – DF) lançarão uma parceria para capacitação de jovens multiplicadores no apoio à instalação do novo kit digital de TV parabólica.
Com a chegada do 5G a Brasília e cidades do Entorno do Distrito Federal, 400 alunos voluntários terão aulas práticas sobre a instalação de antenas e conversores para ajudar as famílias na migração da TV parabólica para a Banda Ku. Segundo a Anatel, o sinal do 5G será liberado a partir de quarta, 6/7.
Nos dias 6 e 7 de julho, técnicos e engenheiros especializados, além de representantes de quatro fabricantes de parabólicas digitais e da EAF/Siga Antenado explicarão para os alunos o processo de migração do sinal aberto da TV parabólica, atualmente na Banda C, para a Banda Ku, e ensinarão como instalar os equipamentos digitais.
Os novos equipamentos garantirão a continuidade do acesso à programação gratuita da TV parabólica, no formato digital, com mais qualidade de imagem e som.
“Além de capacitar os alunos para uma nova atividade, a Abert quer garantir que nenhum brasileiro fique sem acesso ao sinal aberto e gratuito da TV parabólica digital. De graça hoje, de graça sempre!”, afirma o presidente da entidade, Flávio Lara Resende.