União Europeia estuda compartilhamento obrigatório de dados
É chegada a hora dos reguladores antitruste da União Europeia forçarem os gigantes da área de tecnologia, como o Google, Amazon, Facebook e Apple a compartilharem seus dados com os rivais, afirmaram nesta quinta-feira,04/04, três acadêmicos alistados pela Comissão Europeia.
Os acadêmicos, que foram nomeados pela Comissária Europeia de Concorrência, Margrethe Vestager, há um ano para analisar os desafios digitais, também pediram investigações mais ágeis para lidar com as rápidas mudanças nos mercados de tecnologia. O conselho surge no contexto do crescente desconforto em todo o mundo sobre o poder de empresas como Google, Facebook, Amazon e Apple para analisar e processar dados para expandir seu domínio.
A ruptura de gigantes corporativos tornou-se um tema quente depois que a candidata presidencial democrata dos EUA, Elizabeth Warren, levantou a questão.
“Na era digital, ter os dados certos pode ser uma das chaves para competir”, disse a Comissária Europeia de Concorrência da União Europeia em uma conferência organizada pela agência de competição romena.
Sobre a questão das empresas que compram rivais menores para desativá-las, os acadêmicos sugeriram que os reguladores deveriam reforçar e reformular seus argumentos de por que algumas empresas adquirem outras em um mercado diferente, mas estreitamente relacionado, podendo prejudicar a concorrência.
*Com agências de noticias e Agência Reuters