O Convergência Digital estará em recesso entre os dias 23/12/2024 e 13/01/2025. A cobertura jornalística diária nesse período funcionará em regime de plantão. A equipe do portal deseja a todos os seus leitores e parceiros um ótimo Natal e um feliz 2025!

Telecom

Investimentos em 5G vão dobrar em 2020 e serão maiores que 4G até 2022

A pandemia de Covid-19 afetou as projeções para este 2020, mas segundo a consultoria Gartner, mesmo com alguma redução os investimentos em 5G continuam a ganhar corpo em escala mundial. O peso do 5G dobrou nos planos de investimentos, passando de 10,4% do total em 2019 para 21,3% neste ano, quando deve bater em US$ 8,1 bilhões – coisa de R$ 41 bilhões. 

“Investimentos em infraestrutura sem fio continuam a ganhar momento, com um grande número de operadoras priorizando projetos em 5G pelo reuso de ativos como espectro, ERBs, core e redes de transporte. Além disso, governos e reguladores estão apostando que o desenvolvimento de redes móveis vão catalisar o crescimento econômico”, avalia a Gartner. 

Para a consultoria, o mercado de telecomunicações vai buscar capitalizar as mudanças de comportamento que aumentaram a dependência em soluções remotas. E nesse ritmo os investimentos em 5G vão ultrapassar os aportes em 4G já em 2022. E o que começa – até no Brasil – com o refarming de frequências LTE para os primeiros lançamentos em quinta geração, logo vai mudar de patamar. A projeção da Gartner é que em três anos, 15% das operadoras globais estarão operando redes 5G stand alone. 

Botão Voltar ao topo