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Anatel abre edital para serviços de TI em pregão de R$ 7,7 milhões

A Anatel abriu nesta sexta, 18/6, um edital para contratar serviços de tecnologia da informação, em pregão estimado em R$ 7,71 milhões por ano, pelo qual a agência busca “modernização da gestão dos serviços de TI”, na prática com reestruturação e ampliação do atendimento atual.

O edital prevê prazos acelerados para o processo de contratação. O prazo para envio de propostas começa nesta mesma sexta-feira e a sessão pública do pregão eletrônico, a ser realizada por meio da plataforma Comprasnet, está marcada para 30/6. O valor estimado é para 12 meses, mas o contrato pode ser esticado até 60 meses.

Como explicado pela Anatel, a contratação busca “dar continuidade à prestação de serviços atual, e a busca pela readequação dos serviços de TI. Atualmente, serviços, produtos e tecnologias de TI estão sob forte movimento de modernização. Automatizar parte do atendimento com objetivo de agilizar o provimento do suporte ao usuário auxilia no acompanhamento da referida evolução”.

Além disso, a agência avalia ser “possível construir meios que permitam tanto mecanismos de autoatendimento como meios mais acessíveis aos usuários para realizar suas solicitações e demandas. Adicionalmente as bases de conhecimento referentes aos pedidos e demandas podem ser utilizadas de forma mais proveitosa”.

Os objetivo listam a reestruturação do AD, segregação de redes, automatização de serviços de infraestrutura, gerenciamento e provisionamento de infraestrutura de TI por meio de infraestrutura como código, DevOps por meio de conjunto de práticas para integração das equipes de desenvolvimento de softwares e operações adotando processos automatizados para apoio à produção rápida e segura de aplicações e serviços, implantação de containerização, cloud pública com multIcloud dentre outros projetos.


O pregão é dividido em quatro grupos, que totalizam 10 itens. No primeiro, Serviço Especializado – ITIL; Fornecimento de ferramenta ITSM; Serviço de Gestão de Central de Serviços (nível 1); Serviço de atendimento técnico ao usuário de TIC (nível 2); Serviço de Suporte técnico especializado em TIC (nível 3) – Especialização: Redes e Comunicações Integradas; Serviço de Suporte técnico especializado em TI (nível 3) – Especialização: Ambiente Computacional.

O segundo grupo é para Serviço de Suporte técnico especializado em TI (nível 3), com atendimento presencial – Especialização: Apoio ao Processo de Segurança da Informação. O terceiro, Serviço de Monitoramento Remoto de Infraestrutura de TI (redes, segurança e datacenter), com fornecimento e implantação de ferramentas pelo período da prestação do serviço. E o quarto, Serviço de Análise de Vulnerabilidade; e Serviço de Teste de Penetração.

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