Telefónica vai vender conexões B2B da Viasat no Brasil
A Viasat anunciou um novo acordo para revenda das conexões em banda larga via satélite que a empresa americana oferece no Brasil a partir do satélite da Telebras. A nova parceria comercial é com a Telefónica Global Solutions, braço da operadora espanhola para atacado, roaming e multinacionais.
“Esse é um acordo de abrangência nacional, para clientes corporativos, de forma a termos uma abrangência maior e focado em pequenas e médias empresas, que principalmente após a pandemia sentiram necessidade de se conectar. Temos cobertura nacional e a Telefónica nos dá capilaridade”, explica o diretor geral da Viasat Brasil, Leandro Gaunszer.
Segundo ele, há dois perfis de alvos preferenciais: pequenas e médias empresas nas áreas fora dos grandes centros ou com empresas que participam de licitações, precisam cobrir um determinado número de pontos, para as quais a solução satelital é um complemento importante.
A empresa já tem parcerias de distribuição com a Ruralweb e com a Sky, essa voltada a clientes residências. “No novo modelo, a gente vende alguns serviços acordados no atacado para a Telefónica e a partir daí ela revende esse serviço. A gente vem numa toada de crescimento, muito focada no residencial, mas tem potencial no B2B, seja para quem tem só alternativa de Banda Ku ou não tem infraestrutura rural para atender”, completa o executivo.
Em que pese as conexões de Banda Ka permitirem maiores taxas de transmissão, permitindo a oferta de acessos a até 30 Mbps, o diretor geral da Viasat diz que para o mercado satelital o mais importante é o volume de dados incluído na franquia mensal do serviço.
“O foco é na capacidade, porque o que realmente importante é o tamanho da franquia. Foi algo que percebemos e fizemos essa mudança, desde março, no nosso portfolio. Comunicar a velocidade de certa forma não traz a clareza que o consumidor quer. O cliente quer entender que tem 20 GB, 80 GB, 160 GB. Do contrário, acaba se frustrando”, diz Gaunszer.