Oi vence disputa e instala rede óptica do governo do Mato Grosso
Empresa foi a escolhida em chamamento público para parceria com a estatal de TI e vai instalar 2.300 pontos, em acordo mensal previsto em R$ 5 milhões. Iniciativa terá parceria com provedores locais.
A Oi, por meio da Oi Soluções, venceu a disputa no chamamento público aberto pela Empresa Mato-grossense de Tecnologia da Informação, MTI, e vai instalar a rede óptica do governo estadual em 2.300 pontos, em um acordo mensal estimado em R$ 5 milhões.
“Chamamos o mercado privado, para levar conectividade a todos os municípios do Mato Grosso. Estamos na reta final e em 10 dias teremos o contrato assinado. Em um ano, queremos levar no mínimo um link dedicado de 30 Mbps para todos os 141 municípios do estado”, afirmou o presidente da MTI, Clerberson Gomes.
Em entrevista àCDTV, do portal Convergência Digital durante o IV Workshop Abep TIC, Gomes explicou que a ideia é dar agilidade à conectividade das cidades mato-grossenses sob a forma de uma oferta de links como serviço.
“O agente principal do consórcio tem que ter 50% de rede. No resto, pode fazer parcerias com provedores que já atuam nos municípios. Nesse modelo, vendemos como serviço. Temos uma LAN e um projeto de fazer uma rede metropolitana em Cuiabá. E eventualmente podemos avançar com fibras próprias. Mas temos um problema urgente. Para dar agilidade, vamos fazer a parceria, entregar como serviço. Não é uma rede genuína do estado, mas estará vinculada à empresa de tecnologia do estado”, disse o presidente da MTI.
“Hoje é totalmente descentralizado, cada órgão tem seu contrato, cada um da sua forma, baseado na disponibilidade de cada município. Com essa parceria pública com o setor privado, vamos colocar no portfolio do MTI, uma solução que tenha preço competitivo para que os órgãos possam contratar. A partir daí, seremos contratados para prestar o serviço.” Assista a entrevista.