Bloqueio do X faz uso de VPNs disparar 1600%
Crescimento foi de 469% só no primeiro dia da medida
A decisão do Supremo Tribunal Federal pelo bloqueio do X, ex-twitter, no Brasil, acompanhada de uma multa diária de R$ 50 mil para pessoas físicas e jurídicas que tentassem contornar a proibição usando VPNs, acabou provocando uma corrida a essas ferramentas.
“Apesar das possíveis multas, com mais de 16 milhões de usuários brasileiros no X, grande parte deles recorreu ao uso de serviços VPN para continuar acessando a plataforma, levando a um aumento significativo na demanda por essas ferramentas. A equipe de pesquisa do VpnMentor acompanhou de perto esse aumento na demanda, observando um aumento de 469% logo no primeiro dia, horas após o bloqueio, e atingindo 1.600% no dia seguinte, 31 de agosto”, aponta a ferramenta que monitora esse tipo de navegação.
Os usuários brasileiros do X,, identifica ainda o estudo, também estão indo para diferentes plataformas, como o rival do X, Bluesky, que registrou mais de 2 milhões de novos usuários na esteira do bloqueio, assim como o Thread, da Meta, que também cresceu.