Entregar valor na IA pesa no orçamento do CIO
Incertezas, custos, riscos e impactos na equipe devem ser avaliados, diz Gartner
Uma pesquisa da Gartner com 451 líderes seniores de tecnologia no segundo trimestre de 2024 descobriu que 57% dos CIOs têm a tarefa de liderar estratégias de inteligência artificial. E que são quatro os desafios emergentes que dificultam a entrega de valor com IA.
“Por causa da inovação implacável que acontece na corrida dos fornecedores de tecnologia, os CIOs sentem que estão sempre vivendo o hype, enquanto a realidade de sua corrida de resultados de IA – o quão difícil é obter valor – faz com que pareça que eles também estão no vale”, disse Mary Mesaglio, Distinguished VP Analyst na Gartner.
Para gerar valor comercial com IA generativa (GenAI), as pessoas devem usar consistentemente as ferramentas GenAI em seu fluxo de trabalho. Em uma pesquisa da Gartner do segundo trimestre de 2024 com mais de 5.000 trabalhadores digitais nos EUA, Reino Unido, Índia, Austrália e China, os funcionários disseram que economizaram uma média de 3,6 horas por semana usando o GenAI. Mas nem todos os funcionários obtêm o mesmo grau de benefício ao usar o GenAI.
“Aqui está o verdadeiro desafio com a produtividade da IA. Os ganhos de produtividade do GenAI não são distribuídos igualmente. Os ganhos variam de acordo com o funcionário, não apenas por causa de seu interesse pessoal e níveis de adoção, mas de acordo com a complexidade do trabalho e nível de experiência”, aponta a Gartner.
Incertezas
As organizações aceleradas por IA estão buscando benefícios além da produtividade – melhorias em nível de operações e processos, como automatizar processos de negócios importantes ou redesenhar funções para trabalhar com chatbots; e melhorias revolucionárias em nível de negócios, como resultados que criam novos fluxos de receita ou redesenham a proposta de valor empresarial.
Custos
Mais de 90% dos CIOs disseram que gerenciar custos limita sua capacidade de obter valor da IA para sua empresa, de acordo com uma pesquisa da Gartner com mais de 300 CIOs em junho e julho de 2024. Na verdade, a Gartner acredita que o custo é um risco de IA tão grande quanto a segurança ou as alucinações.
Se os CIOs não entenderem como seus custos de GenAI aumentam, a Gartner estima que eles podem cometer um erro de 500% a 1.000% em seus cálculos de custo.
Riscos
Com a IA e os dados proliferando em todos os lugares da empresa, a IA e os dados não são mais ativos centralizados que a TI controla diretamente. A pesquisa da Gartner com mais de 300 CIOs descobriu que, em média, apenas 35% de seus recursos de IA serão desenvolvidos por suas equipes de TI. Isso significa que novas abordagens são necessárias para gerenciar e proteger o acesso aos dados e governar entradas e saídas de IA e entregar valor de IA com segurança.
Impacto na equipe
Alguns funcionários podem sentir uma forte afinidade pela IA. Outros podem se sentir ameaçados ou ressentidos. Essas reações intensas à IA podem levar a resultados comportamentais não intencionais que impactam negativamente o desempenho do trabalho dos funcionários, como ciúmes daqueles que usam IA e dependência excessiva de ferramentas de IA.
No entanto, poucas organizações estão gerenciando ativamente esses resultados comportamentais. Na pesquisa da Gartner de junho/julho, apenas 20% dos CIOs disseram que se concentram em mitigar potenciais impactos negativos da GenAI no bem-estar dos funcionários.