Smartphones: Samsung derrapa e Xiaomi encosta, Apple lidera
Terceira no ranking, chinesa puxou alta de 7% nas vendas de 2024
O mercado global de smartphones cresceu 3% no quarto trimestre de 2024, com 330 milhões de unidades. Foi o quinto trimestre consecutivo de crescimento, mas o ritmo diminuiu significativamente. A Apple apresentou um forte desempenho durante sua tradicional temporada de lançamentos, garantindo o primeiro lugar com uma participação de mercado de 23%.
A Samsung seguiu com uma participação de mercado de 16%, experimentando um declínio. A Xiaomi manteve sua terceira posição com uma participação de mercado de 13%, sendo a única marca a atingir crescimento ano a ano entre as três primeiras, impulsionada pela crescente presença em seu mercado doméstico e esforços de globalização. A TRANSSION e a vivo ficaram em quarto e quinto lugar, respectivamente, beneficiando-se da recuperação de mercados emergentes na região da Ásia-Pacífico.
Ao longo de todo o ano de 2024, as remessas globais de smartphones totalizaram 1,22 bilhão de unidades, refletindo um aumento de 7% ano a ano. A Apple manteve a liderança sobre a Samsung pelo segundo ano consecutivo.
“A Apple solidificou sua posição global por meio do crescimento em mercados emergentes como Índia e Sudeste Asiático em 2024”, afirmou o analista da Canalys, Le Xuan Chiew. “Ao expandir a cobertura e a influência do canal na região da Ásia-Pacífico e alavancar estratégias ativas de marketing e branding, a Apple capturou oportunidades de crescimento. No entanto, a concorrência e um ciclo de substituição prolongado limitaram seu ímpeto de crescimento em alguns mercados desenvolvidos. Olhando para 2025, espera-se que a Apple alcance o crescimento, impulsionado por um portfólio renovado, atualizações de hardware e adoção mais ampla do Apple Intelligence.”
“A prosperidade dos produtos de mercado de massa foi um fator-chave do crescimento global de smartphones em 2024”, acrescentou o analista sênior da Canalys, Toby Zhu. “Apesar dos desafios dos crescentes custos da cadeia de suprimentos desde o início de 2024, marcas Android como Xiaomi, TRANSSION e vivo alcançaram crescimento de dois dígitos, apoiadas por extensas redes de canais, produtos competitivos e gerenciamento de estoque eficaz. Enquanto isso, os dispositivos de médio porte enfrentaram pressão de demanda, pois os consumidores em mercados emergentes favoreceram produtos com boa relação custo-benefício, enquanto os mercados maduros mostraram uma tendência de preços médios de venda mais altos.”
“Será desafiador replicar o desempenho de mercado de 2024 em 2025”, comentou Zhu. “O crescimento do ano passado veio em grande parte da reposição de estoque por meio de fornecedores e canais, e da recuperação macroeconômica em mercados específicos. Flutuações de demanda e incertezas macroeconômicas continuam sendo os principais desafios. Os fornecedores se concentrarão mais em produtos de ponta, aumentando a competitividade por meio da integração de IA, inovação de produtos e estratégias de marketing mais fortes. A gestão de estoque adotará uma abordagem mais cautelosa para mitigar os efeitos de conflitos geopolíticos e volatilidade macroeconômica. Além disso, os fornecedores regionais expandirão sua cobertura de canais e portfólios de produtos, ativando oportunidades de mercado localizadas. Isso pode reduzir novamente a concentração de mercado entre os principais fornecedores.”
Mercado Global de Smartphones Pulso de Mercado preliminar da Canalys | |||
Fabricante | 4T 2024 | 4T 2023 | |
Apple | 23% | 24% | |
Samsung | 16% | 17% | |
Xiaomi | 13% | 13% | |
TRANSSION | 8% | 9% | |
vivo | 8% | 7% | |
Outras | 32% | 30% |