

Minas Gerais quer que os municípios acabem com o uso do papel e automatizem seus processos por meio do SEI Municípios, vendido como serviço pela empresa de Tecnologia do Estado, a Prodemge. O SEI é usado pelo Estado há nove anos e já automatizou mais de 126 milhões de documentos. De acordo com a Prodemge, hoje, 16 municípios já aderiram ao SEI, 14 já implementaram e outros 180 negociam a adesão.
“O SEI é uma inovação para se ter uma gestão pública capaz de simplificar a vida do cidadão”, afirmou a Secretária de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais, Silvia Listgarten, que participou do Inova Municípios, realizado pela Prodemge, e organizado pela Network Eventos, em Belo Horizonte, nesta segunda-feira,04/05.
A secretária fez questão de frisar aos representantes das prefeituras que a tecnologia só é boa quando permite uma inovação simples capaz de tornar a rotina do cidadão melhor e mais simples. “Insisto que inovação tem de ser simples. Temos de ter também simplicidade de linguagem e ouso da inteligência artificial”, pontuou.
O evento serviu ainda para marcar a celebração de um acordo entre o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Gestão, e a Prodemg de Cooperação Técnica. O objeto é incentivar, apoiar e fomentar a inovação, o desenvolvimento tecnológico e a transformação digital para apoiar o Programa Cidades do Futuro.
Lançado em 2023, o programa viabiliza que, por meio de Acordos de Cooperação Técnica (ACT) com a Sede-MG, diversas instituições contribuam, dentro de suas especialidades, para que os pilares do Cidades do Futuro sejam implementados.
As ações envolvem promover a digitalização dos processos das prefeituras e simplificar a contratação de soluções tecnológicas desenvolvidas por empresas. Além disso, o Governo de Minas oferece capacitação gratuita para que os servidores municipais estejam aptos para implementar as melhorias.





