Carreira

Neoenergia cria plataforma via app e na nuvem para checar saúde de funcionários

A Neoenergia iniciou um projeto piloto para prevenir casos de Covid-19 entre os seus mais de 12 mil colaboradores espalhados em 18 estados do Brasil, por meio da plataforma HealthCheck, desenvolvida pela Neoris, uma aceleradora digital. Inicialmente, a ferramenta foi oferecida ao funcionários da Cosern, concessionária de energia no Rio Grande do Norte, mas será oferecida para todos os colaboradores da empresa nos próximos dias.

Pelo computador ou por um aplicativo instalado no celular, os funcionários farão semanalmente o “check-in da saúde”, respondendo cinco perguntas sobre como se sentem física e emocionalmente, e se estão em isolamento ou não. O objetivo da Neoenergia é, diante das informações, traçar estratégias cada vez mais assertivas para combater o coronavírus. “Trata-se de uma plataforma de comunicação ágil criada para estabelecer uma base de informações cujo propósito é o cuidado com as pessoas, que são o nosso principal valor”, diz Harley Albuquerque, gerente de saúde e segurança da Neoenergia.

Os funcionários poderão acessar a plataforma em qualquer dia da semana para informar os dados sobre os sete dias anteriores ou quando apresentarem sintomas de covid-19, como tosse e febre.”Tomaremos medidas de acordo com a avaliação clínica das nossas equipes de saúde. Aqueles que se considerarem ansiosos, por exemplo, receberão, imediatamente, a indicação de aconselhamento psicológico profissional, oferecido pela empresa por meio do programa Mais Apoio”, explica Albuquerque.

Como a plataforma funciona

A plataforma HealthCheck, desenvolvida pela Neoris, uma aceleradora digital, utiliza o modelo SaaS (software de serviço pensado para utilização de empresas) na AWS (Amazon Web Services) e pode ser acessada pelo computador, utilizando os navegadores Mozilla ou Chrome, ou pelo aplicativo do celular (sistemas Android ou iOS). Depois de digitar as informações de login, o colaborador responde um breve questionário sobre o seu estado de saúde, além de relatar realização de viagens e isolamento nas duas semanas anteriores.


O software reúne informações e permite que as áreas de recursos humanos e saúde e segurança analisem os dados de forma simples e assertiva. De acordo com as respostas, as equipes podem entrar em contato com os colaboradores ou monitorar as áreas da empresa com maior ou menor risco. Vale destacar que os dados são criptografados e ficam armazenados em uma nuvem específica para a Neoenergia e, portanto, não são compartilhados.

“A ideia foi criar uma plataforma de fácil interação para que a empresa conseguisse apontar o estado de saúde dos funcionários, com um analytics. De um lado, tem um front-end com input de informações e, do outro, um back-end que permite fazer uma apuração analítica. É uma ferramenta de suporte decisório muito interessante e que possibilita, por meio de uma interface simples, a aproximação da companhia com os colaboradores”, diz Mauricio Piazza, gerente de negócios da Neoris.

Botão Voltar ao topo